Sobre o Evento

Bem vindo ao 1º Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas: Recursos Hídricos e Programas Sociais no Território do Semiárido

O 1º ENCONTRO REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: Recursos Hídricos e Programas Sociais no Território do Semiárido (1º ERESPP- Semiárido) é o encontro regional e de periodicidade anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
A proposta surge como complementação ao encontro nacional promovido pelo referido programa de Pós-graduação em 2016, que foi o 1º Encontro Nacional de Planejamento Urbano-Regional no Semiárido (I ENAPUR-SEMIÁRIDO). O 1º ERESPP-SEMIÁRIDO tem natureza mais compacta, no intuito de agregar estudantes, pesquisadores e demais interessados na temática do planejamento urbano e regional nas cercanias regionais semiáridas e dispostas a dialogar sobre suas pesquisas, no intuito de trocas de saberes/conhecimentos/experiências.
Neste ano, o 1º ERESPP-SEMIÁRIDO primou pela necessidade de debater a temática dos recursos hídricos e programas sociais no Semiárido, tendo em vista o contexto de instabilidade nacional, no qual os programas de tecnologias sociais e de transferência de renda enfrentam relativas incertezas quanto à sua permanência. Espera-se ser um novo espaço de diálogo e interação sobre essa importante região identitária brasileira, que é o Semiárido.

Descrição Resumida

Este evento a ser realizado na UERN, Campus de Pau dos Ferros-RN, em parceria com a CAPES e UEPB, tem por finalidade básica aumentar o debate sobre a dinâmica da sustentabilidade hídrica e sua relação com os programas de transferência de renda na região semiárida do Nordeste brasileiro.

No que concerne é focalização mais específica, visa oportunizar ao estudante da Pós-Graduação a socialização das pesquisas nas suas diferentes fases, representando ainda um amplo espaço de diálogo e de socialização de saberes entre professores pesquisadores e profissionais da área. E, com isso, instigar a dinâmica da diversidade no contexto da vida acadêmica para os estudantes da graduação, tendo em vista que os mesmos poderão inscrever-se (como ouvintes ou como participantes) nos Grupos de Trabalhos (GTs), assim como professores da rede básica e sociedade civil organizada, que poderão além de enviar trabalhos, serem participantes de espaços de diálogo e debates atuais condizentes com a realidade social, científica e de pesquisa.

O 1º ERESPP-SEMIÁRIDO se constituirá, portanto, na promoção de um espaço de diálogo inter/transdisciplinar sobre a região semiárida a partir de discussões e reflexões das formas de convivência na/pela/com o semiárido a partir das dinâmicas produzidas pela integração das políticas públicas e dos programas sociais de transferência de renda.

Vale ressaltar que através do Programa de Pós-graduação em Planejamento e dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES), o Campus da UERN, em Pau dos Ferros-RN, busca se tornar uma referência institucional que possa dar respostas e subsídios acadêmicos, técnicos e de inovação às esferas governamentais e é sociedade nos caminhos para o planejamento e o alcance do desenvolvimento territorial local sustentável.

Temas clássicos e caros é reflexão do semiárido brasileiro, a exemplo da sustentabilidade sociohídrica e do enquadramento dos programas sociais por uma ética emancipatória, englobando sua dinâmica urbano-regional, suas redes de trocas e abastecimentos ao setor terciário, suas zonas fronteirías internas, sua precariedade e parca assistência de serviços públicos e privados, dentre outros, são temas de interesse de debate, de acordo com os ementários dos GTs.

Objetivos

  • Discutir, analisar e divulgar pesquisas nas áreas de planejamento urbano e regional, focalizando principalmente as propostas de sustentabilidade e as políticas públicas no cenário do Semiárido brasileiro;

Público Alvo

Estudantes, pesquisadores, profissionais liberais, docentes da rede básica e demais interessados na temática do Planejamento urbano e regional.

Participantes, algumas datas relacionadas as atividades do eventos devem ser observadas. Limite de inscrição, envio de trabalho, divulgação de resultado, entre outros. Portanto, não perca nenhum prazo. Abaixo estão as principais datas do evento. Confira.

Período para inscrição do evento, pelo site, encerrou!Procure a secretaria durante o evento e efetue o pagamento de sua inscrição.
Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)
Evento

Realização do Evento

O evento será realizado no - Campus de Pau dos Ferros-RN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Inscrições

Prazos de inscrições e pagamento

Prazo de inscrição: 24/11/2017
Prazo de pagamento: 24/11/2017

Trabalhos

Confira os prazos

Submissão: 23 de Outubro a 21 de Novembro de 2017
Resultado final: 28/11/2017

Propostas

Confira os prazos

  • Lançamento de livros
  • Submissão de proposta de Lançamento de livros : 17/11/2017
  • Resultado das propostas aceitas : 22/11/2017

1º Encontro Regional de Sustentabilidade e Políticas Públicas: Recursos Hídricos e Programas Sociais no Território do Semiárido

Venha participar de um dos melhores eventos desta área.